segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Internet como aliada do mercado de trabalho



Atualmente com os avanços na área de comunicações e computação distribuída e a popularização da Internet, os vários sistemas operacionais, administrativos e de gerenciamento, são integráveis e colaborativos.  Hoje com o auxilio da internet no processo de projeto da Construção Civil ocorre uma interação entre vários sistemas.  Os departamentos estão comunicáveis através de redes de computadores e sistemas cliente/servidor, logo os vários intervenientes do processo de projeto podem trocar 
mais facilmente seus dados.
Publicar postagem

http://petcivilufjf.wordpress.com/2011/04/07/tecnologia-de-informacao-e-a-engenharia-civil/Copyright © 2010-2011 Pet Civil – UFJF


Com essa nova facilidade de interação do projeto com processo de construção o tempo gasto na finalização de obras diminui, pois todas as etapas e elementos do ciclo de vida da obra podem ser discutidas antecipadamente, dando qualidade e rapidez ao projeto.




Fonte:


http://petcivilufjf.wordpress.com/2011/04/07/tecnologia-de-informacao-e-a-engenharia-civil/ 23/05/2011 ás 15:53
http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://revistaeu.files.wordpress.com/2010/10/engenheiro_civil 23/05/2011 ás 15:59

Entrevista com o Engenheiro civil Celso D'oliva Perdigão

Celso Perdigão é bacharel em Arquitetura e Engenharia Civil, possuindo 60 anos de formado.

Transcrição da entrevista

Repórter: Como era o mercado da engenharia civil na época de... Em que o senhor começou a trabalhar?

Engenheiro: Na época em que eu comecei a trabalhar o mercado de engenharia era restrito, porque havia muitos indivíduos que não era engenheiros que trabalhavam na função de engenharia, principalmente naa naa construção civil, onde predominava os mestres de obras. Tinha os práticos, mecânica  e tudo isso. Então hoje já divido a as manutenção, das qualidades dos exercícios da profissão, ta muito melhor, muito melhor, in in infinitivamente melhor.

Repórter: É, como você ver a atual situação do mercado de trabalho no ramo da engenharia?

Engenheiro: A atual situação do mercado de trabalho é a é a éé a mais promissora possível. Mas o disse tudo é é pa o que está acontecendo, a expansão da engenharia todos os ramos, inclusive hoje existe a engenharia até de alimentação, compreende?! Então há uma expansão muito grande, muita muito proveitosa, muito técnica, muito cientifica. Enfim, é para quase que chegando ao ao ao ponto alto da engenharia.

Repórter:  O que você espera para o futuro da engenharia?

Engenheiro: Assim espera o futuro da engenharia, a a engenharia vai dominar todos os mercados, inclusive até os mercados de cirurgia e midicina, compreendeu?! O o o mercado vai crescer bastante as avistas a as especialidade. Por exemplo, eu sou engenheiro civil, quer dizer, politécnico, entãooo, vai se desdobrar a engenharia as especialidades vão se tornar uma profissão de inicio, então ééé bastante espera muito da engenharia em todos ramos possíveis.

Artigo

A engenharia nos tempos atuais difere e muito da engenharia antiga, nosso entrevistado, por exemplo, tem 60 anos de formado e até hoje paga sua anuidade no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), ele nos explicou que com o passar do tempo á engenharia vem se expandindo para muitos ramos e está criando uma grande quantidade de oportunidades, diferentemente de antigamente, quando a oferta de vagas era tão baixa que os recém-formados preferiam migrar para o setor financeiro, onde eram mais bem remunerados. A engenharia é um campo de trabalho que o indivíduo tem que estar sempre atualizado, logo é necessário ler, discutir, participar de seminários, enfim estar a par de tudo que está a sua volta. Realizando comparações da situação da Engenharia atual e a Engenharia de alguns anos atrás, podemos perceber que hoje, temos um mercado muito mais amplo, onde o indivíduo engenheiro está cada vez mais valorizado.

Mercado de oportunidades

  
    Foi-se o tempo das vacas magras no mercado de trabalho dos engenheiros civis. Se na "década perdida" de 1980 a oferta de vagas era tão baixa que os recém-formados preferiam migrar para o setor financeiro, onde eram mais bem remunerados, hoje o aquecimento da Construção gera tanta demanda por profissionais qualificados que os alunos já são contratados antes mesmo de se formar. No entanto, mais do que engenheiros "genéricos", as empresas precisam de especialistas – em gestão, produção, orçamento, coordenação de obras, entre outros. E, com falta de "material humano" de qualidade no mercado, as empresas estão apostando cada vez mais na formação de seus próprios quadros internos.
     O setor está crescendo e deve continuar assim nos próximos anos. Incorporadoras e construtoras aproveitam o momento favorável para lançar mais empreendimentos. Com tantos projetos tocados ao mesmo tempo, a principal dor de cabeça dessas empresas é como supervisionar todas as obras simultaneamente e com qualidade. Dessa necessidade imediata deriva o primeiro dos campos de especialização mais promissores do mercado: o planejamento de obras.
       A Engenharia Civil está diretamente ligada a economia, ou seja, quando há desenvolvimento econômico, o setor que mais emprega é o da construção.

Atual e futura situação da engenharia civil




O que faz o profissional ?

      O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.


O mercado de trabalho


       O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imóveis, o que beneficia o bacharel. Para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, já que dois grandes eventos serão sediados no país: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.


Salário do engenheiro

        De acordo com algumas estimativas, o salário inicial do engenheiro civil fica em torno de R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

       Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes.

O que você pode fazer


Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edifi car fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

A Atuação da engenharia civil no meio ambiente


       Como sabemos, a engenharia civil destroi o meio ambiente naprojeção e execução de casas, prédios, pontes, viadutos, barragens, canais, portos, além de abrir estradas e canalizar rios. Mas atualmente com a tecnologia evoluida existem formas de reciclagem que ajudam o meio ambiente, como a invenção de tijolos de garrafa pet, resíduos de contrução e demolição, popularmente chamados de entulio são compostos de materiais extraídos da natureza como areia, cal, argila e 0 ferro, etc.